Ferroviário inicia caminhada na Série C em busca dos tempos de glória

ABC, Botafogo-PB, Confiança, Globo FC, Imperatriz, Náutico, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze estarão no caminho do Ferrão

26 de abril de 2019
Ferroviário é o atual campeão da Série D (FOTO: Lucas Figueiredo/CBF)

Ferroviário é o atual campeão da Série D (FOTO: Lucas Figueiredo/CBF)

Neste domingo (28), o Ferroviário volta disputar a Série C do Campeonato Brasileiro após 13 anos. O Tubarão terá uma difícil missão no grupo A da terceira divisão. ABC, Botafogo/PB, Confiança, Globo FC, Imperatriz, Náutico, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze estarão no caminho do Ferrão.

Em 2019, o Ferroviário vive um ano de altos e baixos. Na Copa do Brasil, o Tubarão foi eliminado de maneira honrosa. O clube coral fez um jogo equilibrado com o Corinthians, mas acabou eliminado após um empate em 2 a 2.

Já no Campeonato Cearense o time não conseguiu corresponder às expectativas do torcedor. A equipe Coral ficou pelo caminho ainda na segunda fase. O Campeonato Brasileiro é a chance de virar a página na temporada.

Caminhada

Na estreia, o Tubarão da Barra terá o campeão paraibano pela frente. O Botafogo/PB é um dos candidatos ao acesso, além de seguir vivo na disputa do título da Copa do Nordeste. A partida será realizada no estádio Almeidão, às 17h, deste domingo (28).

O primeiro jogo do Ferroviário em casa, válido pela 2ª rodada da Série C, será contra o Santa Cruz. A partida será realizada no dia 5 de maio, na Arena Castelão. Na terceira rodada, o Tubarão da Barra vai até Recife enfrentar o Náutico. O Timbu é o atual vice-campeão pernambucano.

A jornada será longa. A Série C garante calendário até o dia 25 de agosto, data da última rodada da fase de grupos do torneio. Caso o Ferroviário não consiga a classificação para o mata-mata da competição, o Confiança será o último adversário do Tubarão, na Arena Castelão.

(Confira a tabela detalhada no fim desta matéria)

Tubarão ao ataque

Um dos pontos fortes do Ferroviário, com certeza, é o ataque. Edson Cariús mantém a boa fase de 2018 e segue como a principal esperança de gols do Ferroviário. Na temporada passada, Cariús balançou as redes adversárias em 25 oportunidades. Em 2019, o atacante terminou como artilheiro do Campeonato Cearense com 10 gols.

Um velho conhecido também chega com o título de artilheiro. Oriundo das categorias de base do Ferrão, Léo Jaime está de volta ao Elzir Cabral. O atacante estava no Caxias/RS. Com mais de 40 gols marcados, Léo é um dos maiores artilheiros da história do Bragantino (clube em que teve maior destaque na carreira).

Última participação

Sérgio Alves era um dos destaques do Ferroviário em 2006 (FOTO: Reprodução Tribuna do Ceará)

Sérgio Alves era um dos destaques do Ferroviário em 2006 (FOTO: Reprodução Tribuna do Ceará)

A última vez que o Ferroviário jogou a Série C do Campeonato Brasileiro foi em 2006. Naquele ano, o Ferrão deixou o acesso a Série B escapar na última rodada. A competição reunia 64 equipes e apenas as quatro primeiras subiam para a Série B. O time coral terminou o torneio na 5ª colocação.

Na primeira fase, o Ferroviário se classificou em primeiro lugar no seu grupo. Potiguar/RN, Treze/PB e Ypiranga/PE foram os primeiros adversários do Tubarão.

Com a classificação, o time coral conheceu seus novos adversários. Vitória/BA, Confiança/SE e Porto/PE foram os rivais da segunda fase. O Ferrão conseguiu sua classificação ao lado do time baiano.

Em um campeonato longo, o Ferroviário foi para sua terceira fase de grupos dentro da competição. O time da Vila Elzir Cabral fez parte de um grupo com Bahia, Ananindeua/PA e Rio Negro/AM. Mais uma vez o Tubarão conseguiu a sua vaga na próxima fase.

No octogonal final veio a maior atuação do Ferroviário na Série C de 2006. No Estádio Presidente Vargas, o time coral foi impiedoso com o Bahia. Com três gols de Sérgio Alves, o Ferroviário goleou o Bahia por 7 a 2.

A vaga na segunda divisão de 2007 escapou pelas mãos na última rodada. O Tubarão precisava vencer o Grêmio Barueri fora de casa para ficar com a vaga. Entretanto, o time paulista não deu chances ao Ferroviário e venceu a partida por 3 a 0. O Barueri terminou a competição com 23 pontos e a última vaga na Série B. O Ferroviário concluiu a sua participação com 19 pontos, na 5ª colocação.

Elenco atual:

Goleiros: Diego, Nícolas e Remerson
Zagueiros: Afonso, André Lima, Da Silva, Luis Fernando e Tulio
Laterais: Lucas Mendes, Michael, Osvaldir e Zeca
Volantes: Gleidson, Jean Henrique, Leanderson e Mazinho
Meias: Cal Rodrigues, Janeudo, Jean e Valdeci
Atacantes: Arlonso, Edson Cariús, Isaac Prado, James Dean, Jeferson Caxito e Léo Jaime

Técnico: Marcelo Vilar

Opinião do time Futebolês

(Reprodução TV Jangadeiro)

(Reprodução TV Jangadeiro)

Jussie Cunha e Caio Costa fizeram um análise do que os torcedores de Ferroviário, Fortaleza e Ceará devem esperar dos representantes cearenses no Campeonato Brasileiro. A luta para permanecer deve ser o principal objetivo dos três times da Capital. Entretanto, nada impede que os times cearenses possam alcançar voos mais altos ao longo da temporada 2019.   Confira a opinião do nosso time:

 

Jussie Cunha:

Caio Costa:

Tabela do Ferroviário na Série C 2019

1ª rodada
28/04 - Botafogo/PB x Ferroviário (Almeidão/17h)

2ª rodada
05/05 - Ferroviário x Santa Cruz (Arena Castelão/18h)

3ª rodada
13/05 - Náutico x Ferroviário (Aflitos/20h)

4ª rodada
18/05 - Ferroviário x Globo FC (Arena Castelão/16h)

5ª rodada
26/05 - Sampaio Corrêa x Ferroviário (Castelão/17h)

6ª rodada
01/06 - ABC x Ferroviário (Frasqueirão)

7ª rodada
09/06 - Ferroviário x Treze (Arena Castelão/16h)

8ª rodada
15/06 - Ferroviário x Imperatriz (Arena Castelão/16h)

9ª rodada
23/06 - Confinaça x Ferroviário (Batistão/16h)

10ª rodada
29/06 - Ferroviário x Botafogo/PB (Arena Castelão)

11ª rodada
06/07 - Santa Cruz x Ferroviário (Arruda)

12ª rodada
13/07 - Ferroviário x Náutico (Arena Castelão)

13ª rodada
20/07 - Globo FC x Ferroviário (Barretão)

14ª rodada
27/07 - Ferroviário x Sampaio Corrêa (Arena Castelão)

15ª rodada
03/08 - Ferroviário x ABC (Arena Castelão)

16ª rodada
10/08 - Treze x Ferroviário (Amigão)

17ª rodada
17/08 - Imperatriz x Ferroviário (Frei Epifânio)

18ª rodada
25/08 - Ferroviário x Confiança (Arena Castelão)


Publicidade

Veja também


Desenvolvido por